terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O poeta e seus amores

O que tem um poeta a fazer?
Senão proclamar o seu amor?

O seu amor ao ser humano
O amor às plantas
O amor ao trabalho
O amor ao amor de amar

O que tem um poeta a fazer
Senão poesia

Se não a há
Poeta não existirá

Dar a vida ao amor
O amor ao amor
Mas sempre amar a si mesmo
Acima de qualquer amor

Pois somente amando a si
O poeta sabe que não estará errando
Em amar a sua inspiração

Todos somos um poeta
A vida é uma poesia
A musica é uma vida
A poesia é o amor

Todos amamos
Todos precisamos ser amados

Todo poeta precisa de uma musa
Todo poeta precisa amar

Se não proclamar o seu amor,
O que tem um poeta a fazer?

PS:Poemeu, mas foi um dos primeiros, não sei se gosto muito! Foi quando pensava em o que os poetas podiam pensar em sê-los!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Meu querer bem

A(parecer)


Meu querer bem,

Esteja sempre comigo no além.

Mesmo que Jerusalém

Não seja Belém


Faça das noites cálidas

E solitárias

Abrigadas e poetizadas

O relento das árvores sombrias e geladas


Mesmo que o vento

O vendaval e o lento

Transformem poesia em desalento.


Esteja, por sua vez, solitária

E solidária

Às nuvens itinerárias

Que virão abraçá-la


Na felicidade do sol nascente

E no passado da noite poente

Brilhe novamente

O sorriso estampado no seu rosto, presente, constantemente.






À Pati, para caso ela des-aparecer.
PS: apenas a resposta a uma homenagem feita por ela no seu blog.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Sentado lá na sua mesa de trabalho, lembrava dos olhos verdes e

Sentado lá na sua mesa de trabalho, lembrava dos olhos verdes e adocicados que olhavam para ele na noite passada. Escrevia os versos como se os lábios dela cheirassem a sua poesia. No papel em que sua mão escrevia gostaria de colocar todos os sentimentos transgredidos a partir daquele olhar. Algo o fuzilava para que dos seus dedos brotassem palavras, frases, versos e música. Sentia que cada letra que escrevia era como se estivesse tocando uma melodia ao piano. Das lágrimas que saiam daquele verde na noite anterior conseguia compor toda a situação. Não esperava que em nenhum momento dependesse da fidelidade dela para ser feliz, só queria lembrar todas as imagens que teve durante todo o tempo em que se conheciam. Deixou de ser, e de acreditar em si mesmo. Vivia com a convicção de amadurecer na pessoa da outra. Soube perceber o tempo que errou, mas também o espaço em que foi julgado. De um modo aparentemente inesperado seu coração bateu forte ao perceber uma gota caindo na folha de papel. Das mesmas palavras que escrevia, ou tentava, queria que virassem notas musicais e introduzissem nos ouvidos dela um abraço. Não queria vê-la mais debulhada em lágrimas, apenas sorrindo. Não sabia o desespero que precisava alcançar para melhorar a sua poesia. Martelava no papel como se ela tivesse que sair à força. Angustiava-se por não conseguir. Mas sábio era o momento em que conseguiria. Sabido era a hora e o tempo em que bateria no ouvido dela seus sentimentos. Pensou em largar tudo, naquele momento, sair à rua e chegar mais que atazanado e correndo ao ouvido dela para dizer uma simples palavra ou frase. Não deixaria escapar nenhum transcorrer desse tempo. Mas ao bater pela última vez na mesa pôde perceber que o tempo dissipou-se e o que era feito, foi-se.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Vou abraçado ao tempo
Levo o vento como amigo
Carrego a correnteza da vida
Para esquecer o passado

Deixo em saudades
O que vivi
Amei
O que sofri

Quero dançar
Tornar luz a madrugada
Noite o sol

Bailar ao som dos versos
Declamar à vibração dos acordes

Do espanto que a vida causa
Quero levar em alegria
O jogo que ela nos arremete

Ir e sumir para um lugar
Levá-la
Desfrutar do chão verde
E do oceano azul

Não calar, quando silenciar.

Fazer da chama presa do meu peito
Inspiração de algo perdido
Entender onde estou
E procurar onde me perdi.

Mesmo que perdido
Continue não me encontrando.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Tive medo de sonhar, quando assisti Réquiem para um sonho. Não uso drogas, nem sou viciado em televisão. Aliás, até que ponto podemos dizer isso!? Algumas dorgas são inconscientes. Mas só tive medo de sonhar. Os personagens do filme são extremamente impactantes. Nunca um filme me perturbou tanto. Foi sufocante. Avassaladoramente interessante em diversos pontos de vista, mas sempre ligando o vício ao sonho. Para que buscar um réquiem? Sou a favor de buscá-lo, claro, mas com um pequeno gole de razão em decisões a serem tomadas. O filme é um pouco antigo, mas só fui assisti-lo recentemente. É brilhante a atuação dos atores, pricipalmente da Ellen Burstyn, que eu não conhecia. Ela acaba se viciando em anfetaminas para caber em um vestido, ao qual iria aparecer na TV. Até que ponto a vontade de realizar algo é determinante para deixar de viver no mundo real? O personagem tem um final aterrorizante e triste, mas não vital. A Jennifer Connely sempre linda, e perdida. Seu personagem nos deixa perdido. Inconstante e ao mesmo tempo com um toque de paixão solitária. O personagem do Jared Leto é foda. Não sei o que dizer, mas de todos os filmes que falam sobre vícios, drogas, efeitos, esse foi o melhor. A ligação do filme com a música é genial. O final fiquei sufocado e atordoado. Vale a dica.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Um poema escrito a quatro mãos. Inspirações no meio da noite!



Nós, corpos flutuantes
Ouvidos ausentes
Pairando feito pluma
Tempo constante.
Passos distintos
À procura de rima
Num vermelho fogo
Barulho incandescente
Pés em ritmo frenético
Versos enfileirados
Sob balcão de bar
Momento bom, patético.
Hipócritas ao redor
Um, dois - fervor.
Patrícia e Raphael.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007




Foi para cama dormir, naquela em que a lua brilhava no céu estrelado e de um belo negrume. A lua em alguns momentos acinzentava a janela do seu quarto. Deitou à cama e rapidamente adormeceu. De súbito o sonho apareceu. Estava em um lugar que não reconhecia, um casarão antigo afastado de qualquer lugar que podia ter conhecimento. Lembraria no dia seguinte que todos os sonhos belos podem não deixar vestígios do local desejado ao acordar. Naquela casa antiga apareceu à contra luz uma mulher. Seu rosto era coberto pelo mesmo cinza que iluminava o quarto. Algo chamava a atenção para que ele fosse em direção à mulher. Sabia que não era mais dono de si, pois não dominava mais o seu coração. Cada aproximação que fazia podia ver um pouco mais da mulher. Usava um vestido azul claro, que contrastava um pouco com a luz lunar. Mas não conseguia enxergar o seu rosto. Tinha os cabelos lisos e compridos. Sua mão pulsava em direção àquele ser no parapeito da grande porta do casarão. Ao chegar perto dela, tocou-a, mas não conseguiu segura-la. Saiu correndo e da mão dele o vestido se desvencilhou. Não sabia o que estava acontecendo. Subitamente como o sonho veio, foi-se. Acordou. Teve a sensação de que queria voltar ao mundo imaginário. Sabia que já não havia mais esse retorno. Apenas sentiu seu coração pulsando fortemente. Questionou em que lugar os sonhos são reais. Gostaria de ter a resposta pra procurar a moça do sonho.


Inspirado pela música A moça do sonho - Edu Lobo e Chico Buarque

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Estava pensando em algo pra escrever aqui, mas não me vinha nada na cabeça! Ai, ouvindo rádio, começou a tocar uma música do Pixies com o Placebo, e achei oportuno colocar um trecho aqui.

"With your feet in the air and your head on the ground
Try this trick and spin it, yeah
Your head will collapse
But there's nothing in it
And you'll ask yourself

Where is my mind?"

Onde está minha mente neste começo de dezembro? Acho que no começo do próximo ano mesmo! Ou em outro lugar longe daqui!